Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que a Índia processou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, por suprimir dados da eficácia da Ivermectina para tratar a Covid-19. É falsa. Apuração é do G1.

Nem o governo nem nenhum órgão oficial do país entrou com qualquer ação contra a cientista. O que houve, na verdade, foi uma decisão adotada pela Indian Bar Association (IBA), uma associação voluntária de advogados, de notificar a representante da OMS para dar explicações. A IBA, porém, não deve ser confundida com agências regulatórias obrigatórias ou com o Bar Council of India, órgão estatutário dos advogados do país, equivalente à OAB no Brasil.

“A IBA é uma associação de advogados unidos pela causa de trazer transparência e responsabilidade ao Judiciário indiano”, diz o site da entidade. O que a IBA fez foi uma notificação extrajudicial. Ou seja, ainda não há nenhuma ação na Justiça.

Procurada pelo G1, a OMS reforça que não tem conhecimento de nenhum processo formal movido pela Indian Bar Association (IBA), entidade citada na mensagem falsa. “Lamentamos os ataques injustificados contra os nossos altos funcionários”, diz.

A OMS recomenda Ivermectina contra Covid-19 apenas em ensaios clínicos. A partir de dados obtidos em 16 ensaios clínicos, incluindo pacientes internados e ambulatoriais com Covid-19, um grupo de especialistas determinou que não há certeza de que o medicamento reduza mortalidade e gravidade da doença. São necessários, portanto, mais estudos e dados para a adoção do tratamento.

“A avaliação da OMS sobre a Ivermectina para o tratamento de Covid-19 é baseada no estado atual das evidências científicas. As diretrizes da OMS são desenvolvidas por um grupo independente de desenvolvimento de diretrizes globais e são atualizadas regularmente quando novos dados se tornam disponíveis. A orientação também reflete a avaliação independente do fabricante da Ivermectina”, diz a OMS, em nota. De fato, a Merck diz que dados disponíveis não apontam eficácia contra a Covid.

O documento da IBA diz que o aviso contra Soumya Swaminathan, feito em 25 de maio de 2021, se deve ao seu ato de espalhar desinformação e desencaminhar o povo da Índia, a fim de cumprir sua agenda. O aviso é baseado em pesquisas e testes clínicos realizados por entidades que defendem sistematicamente o uso da Ivermectina, apesar das evidências científicas disponíveis em contrário.

A cientista, porém, não suprimiu ou escondeu qualquer dado sobre a eficácia do medicamento.