Circula pelo WhatsApp uma promoção que promete distribuir vales-presentes para celebrar os “50 anos” da rede de supermercados Atacadão. Ao clicar no link, o usuário entra em um site e precisa responder a um questionário com quatro perguntas e compartilhar o link com vários contatos e grupos para concorrer ao suposto prêmio, um vale-compras de R$ 500. Depois de cumprir o que foi pedido, a pessoa vê uma série de presentes e pode tentar a sorte para ganhar. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

É falsa

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de um golpe, criado com o objetivo de roubar dados dos usuários e fazê-los receber propagandas maliciosas, o que vai render dinheiro para os criminosos virtuais. A assessoria de imprensa do Atacadão afirmou, por WhatsApp, que se trata de uma falsa promoção de aniversário. “A empresa reforça que todo e qualquer anúncio de ofertas e promoções sobre o Atacadão são comunicados apenas através de seus canais oficiais de comunicação”, diz o texto. A rede surgiu em 1962 e, portanto, completa 59 anos em 2021 – não 50, como diz a mensagem.

O golpe tem um funcionamento bastante semelhante ao de outros já desmentidos pela Lupa no passado. Usa-se uma marca conhecida em um site que traz as cores e logotipos oficiais para conquistar a confiança da vítima. A exigência para que a pessoa compartilhe o link acaba levando a mensagem a se espalhar rapidamente, atingindo uma quantidade ainda maior de pessoas. E a simulação de que existe um sorteio também é falsa, porque as pessoas que clicam nas caixinhas que “escondem” o vale-presente sempre acabam sendo “premiadas” depois da primeira tentativa.

Em março, circularam pelo WhatsApp várias promoções falsas pelo Dia Internacional da Mulher, usando as marcas Renner, Adidas, Skol e Caixa Bank. Outro golpe similar surgiu em abril, prometendo relógios inteligentes e celulares pelos 60 anos do Magazine Luiza. Mais recentemente, criminosos virtuais usaram o nome do Mercado Livre para roubar dados, também simulando uma campanha para comemorar o aniversário do site. Outro tipo comum de mensagem enganosa são supostas pesquisas de satisfação, como as que usaram o nome da Coca-Cola e da Shopee.