O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) passou a ser réu em mais um processo decorrente das investigações da Operação Calvário. A nova denúncia foi acatada pela juíza Gianne de Carvalho, da 2ª Vara Criminal de João Pessoa, nesta segunda-feira (19).

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) pede que Ricardo devolva mais de R$ 215,9 milhões, como reparação por danos morais e materiais por pagamentos realizados de forma ilícita aos servidores contratados como codificados. Além de que seja punido com a perda da função ou cargo público, caso tenha.

De acordo com o Gaeco, do MPPB, após investigações, comprovou-se que o ex-governador teria violado a Lei de Responsabilidade Fiscal, entre os anos de 2011 a 2017, durante contratação de codificados na Secretaria Estadual da Saúde, crime este que levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a decretar a sua inelegibilidade após julgamento realizado no mês de novembro do ano de 2020.

A juíza deu dez dias de prazo para que Ricardo apresente sua defesa ao caso. O ex-gestor ainda não divulgou nota ou se pronunciou sobre o caso.