Emlur regulariza coleta de resíduos domiciliares até a próxima terça-feira

Autarquia elaborou um novo planejamento do calendário de coleta domiciliar, com algumas alterações

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai regularizar a coleta de resíduos sólidos domiciliares até a próxima terça-feira (30). Com a realização de novos contratos com empresas de engenharia para prestação de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, na última sexta-feira (19), está sendo feito um esforço para atender a demanda reprimida da semana passada, quando houve atrasos na execução dos serviços.

A Emlur elaborou um novo planejamento do calendário de coleta domiciliar, com algumas alterações. Na maior parte da cidade, o serviço é executado em dias alternados. Em outras áreas, o serviço é diário, a exemplo de locais com grande consumo de resíduos sólidos, em razão do fluxo de pessoas, a exemplo do Centro e dos bairros da orla.

“Após a assinatura dos contratos, as empresas tinham o prazo de cinco dias para iniciar os serviços, mas desde segunda-feira, elas já estão executando as atividades. Nossa prioridade é sanar os atrasos pontuais e regularizar o calendário de coleta, que teve algumas alterações para otimizar a realização dos serviços”, explica o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

Conforme o diretor de Operações, José Dantas, o prazo até terça-feira é devido às demandas do final de semana. “Nossa coleta, em geral, é em dias alternados. Portanto, quando é feita na sexta-feira, o dia seguinte é a segunda. Nos bairros onde ocorre no sábado, o próximo dia é a terça-feira”, destaca ele.

As empresas contratadas são SP soluções ambientais S.A. – que já prestava os serviços por meio de outro instrumento contratual – e Naturalle Tratamento de Resíduos LTDA. As contratações ocorreram por meio da modalidade de Dispensa de Licitação nº 022/2021, conforme o artigo 43, inciso VI, da Lei n° 8.666/93 e alterações posteriores. Os contratos foram firmados em caráter emergencial, considerando a essencialidade dos serviços de limpeza urbana. O prazo de vigência será de 180 dias.

Concorrência pública

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que a Emlur também está realizando licitação na modalidade concorrência pública para contratação de empresas de engenharia que irão desempenhar as atividades de limpeza urbana, nos próximos anos. O termo de referência do edital está sendo elaborado e recebeu sugestões da população, em audiência pública, realizada no último dia 11.

Quando o procedimento licitatório de concorrência pública – regularmente autuado no processo administrativo nº 2021/03555/Emlur (Concorrência nº 001/2021) – for concluído, os contratos temporários serão rescindidos, mediante aviso prévio de, no mínimo, 30 dias às empresas.

Últimas

Nem a retórica de Cabo Gilberto consegue defender ida de Bolsonaro ao PL de Valdemar da Costa Neto

Não há retórica que construa defesa, nem narrativa que transforme o fato irrefutável do presidente ter se tornado "tudo aquilo que está aí" que apontava em 2018

Após cobrar demissão de servidores da PMJP com ação no TCE, Wallber tem ‘amnésia’ e joga culpa em Cícero

Parlamentar omite que foi ele mesmo que cobrou, no dia 4 de junho deste ano, no TCE, a demissão dos servidores; há comprovações documentais

Wallber confessa prevaricação ao expor ‘ajuda’ para Julian Lemos deixar prisão

De acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público, prevaricação é "um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral

Julian Lemos detona Walber Virgolino: “palhaço, sem caráter e fraco”

Discussão começou após o deputado estadual compartilhar uma notícia citando que seis parlamentares federais não ajudaram na obra da BR-230, Julian era um dos apontados

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui