A força-tarefa da Operação Praia Limpa, que está atuando para melhorar a qualidade das praias de João Pessoa e multando estabelecimentos na orla, é composta pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de João Pessoa, e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, explicou o papel de cada órgão nas ações durante entrevista ao programa Meio-Dia Paraíba, da Rede Pop de Rádios, nesta sexta-feira (17).
De acordo com Cavalcanti, Cagepa e Seinfra atuam no apoio técnico e operacional, enquanto Semam e Sudema seria responsáveis pelas autuações, multas e embargos.
“A Seinfra e Cagepa estão na parte operacional de identificação dos lançamentos [irregulares], fazem esse trabalho, tem equipamentos como insuflador de fumaça, robô na tubulação, então estão nessa parte. Sudema e Semam trabalham na autuação, embargo e condução dos procedimentos”, afirmou Cavalcanti.
Como também há responsabilização junto às autoridades policiais, o superintendente da Sudema lembrou a participação do Batalhão Ambiental. “Estão nos ajudando, pois há obrigação de conduzir o infrator para delegacia, o batalhão está conduzindo esse pessoal”, destacou.
Cavalcanti ainda ressaltou que a Sudema também tem feito a análise bacteriológica dos materiais [coletados nos locais]. No geral, aproximadamente 40 pessoas atuam na equipe da Operação Praia Limpa em cada ação.


