Com o afastamento do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), em decorrência da Operação Livre Arbítrio, o vice-presidente Carlão Pelo Bem (PL) deve assumir o comando da Casa. A operação, deflagrada pela Polícia Federal, investiga a suposta influência de uma facção criminosa nas eleições municipais de João Pessoa.

Carlão, que é aliado do candidato à prefeitura Marcelo Queiroga (PL), assume a presidência da Câmara em um momento decisivo. Queiroga disputa o segundo turno contra o atual prefeito, Cícero Lucena (PP), e o apoio político de Carlão pode ser relevante na reta final das eleições.

A Operação Livre Arbítrio, realizada nesta sexta-feira (18), cumpriu sete mandados de busca e apreensão e impôs diversas medidas cautelares a Dinho Dowsley, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e a suspensão do exercício de sua função pública.

A investigação segue apurando crimes relacionados à influência de facções criminosas nas eleições, que incluem coação de eleitores e controle territorial para beneficiar candidatos.