
A paraibana Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo em 2024 em um ranking divulgado pela revista Forbes, nesta quarta-feira (11). Ela é a única brasileira presente na lista e figura ao lado de grandes líderes globais, como Ursula von der Leyen, Christine Lagarde e Kamala Harris.
Natural de Campina Grande, Tarciana Medeiros ocupa a 18ª posição na lista que apontou as 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2024. A CEO do BB está à frente de nomes como Taylor Swift (23), Oprah Winfrey (33), Beyoncé Knowles (35), Rihanna (76).
No ano passado ela já figurou na lista, ocupando a 24ª posição. Portanto, a paraibana subiu seis posições no ranking de mulheres mais poderosas do mundo
Ela compartilha a lista com a presidente México, Claudia Sheinbaum, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der, além de Beyoncé, Rihanna, Taylor Swift e Oprah.
Confira Top 20 das mulheres mais poderosas do mundo
- Ursula von der Leyen – Alemanha
- Christine Lagarde – Alemanha
- Giorgia Meloni – Itália
- Claudia Sheinbaum – México
- Mary Barra – Estados Unidos
- Abigail Johnson – Estados Unidos
- Julie Sweet – Estados Unidos
- Melinda French Gates – Estados Unidos
- MacKenzie Scott – Estados Unidos
- Jane Fraser – Estados Unidos
- Gail Boudreaux – Estados Unidos
- Ruth Porat – Estados Unidos
- Kristalina Georgieva – Bulgária
- Emma Walmsley – Reino Unido
- Ana Patricia Botín – Espanha
- Safra Catz – Estados Unidos
- Amy Hood – Estados Unidos
- Tarciana Medeiros – Brasil
- Kathryn McLay – Estados Unidos
- Catherine MacGregor – França
Quem é Tarciana Medeiros
Natural de Campina Grande, Paraíba, Tarciana foi a primeira mulher a assumir a presidência do Banco do Brasil em 215 anos de história.
Com 23 anos de carreira no banco, ela se destacou pela promoção de políticas ambientais e sustentáveis, incluindo uma parceria de US$ 250 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos em energia renovável e infraestrutura sustentável. Além disso, sua participação em eventos de destaque, como a Assembleia Geral da ONU, reforçou seu comprometimento com pautas de impacto global.
A revista Forbes destacou critérios como impacto, influência, gestão de recursos e visibilidade midiática ao compor a lista, onde Tarciana ficou à frente de personalidades como Oprah Winfrey e Beyoncé. Seu reconhecimento reflete não apenas sua trajetória profissional, mas também seu papel como líder em inovação e sustentabilidade no setor financeiro brasileiro