O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de chuvas intensas para a Região Metropolitana de João Pessoa nesta segunda-feira (27). O mesmo aviso foi emitido para o Grande Recife, em Pernambuco.
Riscos:
- Enxurradas
- Inundações em pequenas bacias e córregos canalizados
- Alagamentos em áreas rebaixadas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforça o alerta, prevendo chuvas em toda a Paraíba até terça-feira (28), e para a capital, o alerta é de chuvas intensas e perigo potencial.
Situação em João Pessoa
De acordo com Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, a noite foi chuvosa, mas sem ocorrências graves. Alguns alagamentos foram registrados, principalmente devido à obstrução do sistema de drenagem causada por descarte irregular de lixo. Ele afirmou que a Defesa Civil continuará monitorando a situação e informará a população sobre qualquer risco.
“Noite bastante chuvosa, como devem ter observado, mas sem ocorrências graves até o presente. Alguns alagamentos, ocasionados especialmente por obstrução do sistema de drenagem existente, em virtude do lançamento irregular de resíduos sólidos nas vias, incluindo passeios e pistas de rolamento. Faremos visitas a esses trechos, para se certificar das causas e adotar medidas. Segue quadro de registro das Plataformas de Coleta de Dados, do CEMADEN. Informamos que as PCD Altiplano e Cuiá, não estão enviando os números e será comunicado ao órgão. Às 03h14, o CEMADEN emitiu um alerta sobre “Risco de Movimento de Massa Moderado”, mas não houve registo. Continuaremos atentos e, em caso de maiores riscos, informaremos aos senhores e à população”, explicou Kelson.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através dos números 199 e 83 988316885 (WhatsApp).
Na madrugada de segunda-feira (27), a BR-230, próximo à Barreira do Castelo Branco, foi parcialmente interditada devido a um deslizamento de terra. O trânsito foi liberado às 9h.
Saiba onde mais choveu em João Pessoa nesse domingo (26):



