
O secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho, anunciou nesta quarta-feira (2) a chegada da primeira remessa de glicosímetros e fitas de glicemia, que estavam em falta na rede municipal para os pacientes portadores de Diabetes tipo 1 e 2. A distribuição aos postos de saúde já começou, garantindo o acesso da população aos insumos essenciais para o monitoramento da diabetes.
“Pessoal, notícia feliz hoje: chegou, acabou de chegar a primeira remessa dos glicosímetros e das fitas de glicemia que estavam em falta na rede”, comemorou o secretário. “Nossa equipe já está ativamente fazendo a distribuição pelos postos de saúde. Antecipamos ao máximo para que essa primeira remessa chegasse, e muito em breve receberemos uma quantidade maior, para que não falte mais fita de glicemia nem glicosímetro para a população.”
O secretário reforçou que a prioridade é normalizar o abastecimento o mais rápido possível. “Estamos correndo para fazer a entrega e garantir que todos tenham acesso aos produtos necessários”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a segunda remessa, com volume maior de insumos, deve chegar nas próximas semanas, eliminando o risco de novos desabastecimentos. Pacientes com diabetes são orientados a procurar suas unidades de referência para mais informações.
Como ter acesso
Para novo cadastro para retirada do glicosímetro, o paciente, que deve estar cadastrado como portador de Diabetes pela Equipe de Saúde da Família, deve solicitar através o app ‘João Pessoa na Palma da Mão’, e apresentar RG, CPF, comprovante de residência, receita de prescrição de insulina, laudo médico da equipe da USF ou de médicos especialistas da rede pública ou privada com o tipo de diabetes, e exame de hemoglobina glicada.
Os usuários que já possuem um aparelho não precisam realizar novo cadastro. A solicitação, que também pode ser realizada por meio do app ‘João Pessoa na Palma da Mão’, é necessária apenas para aqueles que ainda não possuem o equipamento ou nos casos em que o dispositivo apresentar falhas técnicas, exigindo substituição.