Uma reportagem publicada nesta quarta-feira (21) pelo site de alcance nacional PlatôBR aponta que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pretende alinhar a pauta legislativa aos interesses do Palácio do Planalto com a retomada dos trabalhos do Congresso Nacional, prevista para o início de fevereiro. Segundo a publicação, a estratégia sinaliza uma tentativa de distensão na relação com o governo federal, após embates registrados no fim do ano passado.
Entre as propostas prioritárias está o projeto de lei que regulamenta os direitos dos trabalhadores de plataformas digitais, considerado central pelo governo Lula. O texto tem o apoio do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e busca estabelecer garantias trabalhistas para motoristas e entregadores por aplicativos, tema que vem ganhando espaço no debate nacional e já foi discutido em outros países, como Espanha e Reino Unido.
Além dessa proposta, Hugo Motta também incluiu na lista de prioridades uma emenda constitucional que altera a jornada de trabalho e propõe o fim da escala 6×1, além da chamada PEC da Segurança Pública, que trata de mudanças estruturais no combate à criminalidade e no sistema de segurança do país.
De acordo com o PlatôBR, o presidente da Câmara tem buscado reaproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após divergências ocorridas em 2025, especialmente em torno do chamado PL Antifacção e da proposta de redução de penas para envolvidos na tentativa de golpe. Motta tem tratado esses episódios como divergências pontuais e reforça o discurso de que, ao longo do seu primeiro ano no comando da Casa, pautou projetos de interesse do Executivo.
A reportagem também destaca a articulação política de Hugo Motta na Paraíba. O deputado trabalha na formação de uma chapa para as próximas eleições estaduais que inclui seu pai, Nabor Wanderley, atual prefeito de Patos, como pré-candidato ao Senado Federal, com expectativa de apoio direto do presidente Lula.


