A Prefeitura de Caaporã oficializou a exoneração da secretária municipal de Saúde, Jéssica Falcão, em meio a um cenário de tensão interna na gestão do prefeito Chico Nazário (União Brasil). A saída foi comunicada pela própria ex-gestora por meio de uma longa nota pública, na qual afirma encerrar um ciclo à frente da pasta, destacando compromisso com o SUS e com a população do município.

Apesar do tom institucional do comunicado, informações apuradas nos bastidores apontam que a exoneração não foi voluntária. O principal motivo do desgaste estaria relacionado à recusa da então secretária em assinar manobras fiscais na Secretaria de Saúde.

A posição firme teria como base mudanças recentes na legislação, que passaram a imputar responsabilidade direta aos ordenadores de despesa, função exercida pelo titular da pasta. Em caso de investigação, eventuais irregularidades recairiam também pessoalmente sobre a secretária, inclusive com riscos penais e administrativos.

Fontes indicam que Jéssica optou por não assumir riscos jurídicos e manteve a negativa, o que teria intensificado o conflito interno e levado à decisão política de afastá-la da função.

No comunicado divulgado nas redes sociais, Jéssica Falcão afirma que a exoneração foi uma decisão da gestão para redirecioná-la a outras atribuições, nega qualquer desistência da luta pela saúde pública e diz sair “com a cabeça erguida, a consciência tranquila e o coração em paz”. Ela também reforça que permanece na gestão municipal, embora não especifique em qual função.

Veja nota na íntegra

(Foto: Reprodução/Instagram)