O deputado estadual Anísio Maia (PT) será julgado pelo Conselho de Ética do Diretório Nacional da sigla por “flagrantes violações a disciplina, a fidelidade e a ética partidária” na próxima sexta-feira (3). Isso por que o deputado manteve sua candidatura a prefeito de João Pessoa no ano passado.

O assunto vem à pauta um dia antes do ato de filiações do PT, marcado para o próximo sábado (4) e deve agregar movimento de juventude ligado ao ex-governador Ricardo Coutinho. A expectativa é de que ele, Estela Bezerra, Márcia Lucena e Cida Ramos também se filiem neste ato.

No documento assinado pela secretária nacional de organização do PT, Sonia Braga, é apontado que Anísio causou prejuízos à sigla no âmbito municipal ao “buscar insistentemente embaraçar a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho e a tática eleitoral legitimamente aprovada pelo Diretório Nacional do PT”, além de destacar que “ao insistir em ser candidato de si mesmo, Anísio sequestra o tempo reservado ao PT no horário eleitoral para dividir o campo progressista em João Pessoa, tornando-se instrumento da direita”.

De acordo com fontes internas do partido, caso Anísio seja expulso, outros filiados devem acompanhá-lo em um novo partido.

Anísio é um filiado histórico do PT na Paraíba. Perseguido durante o regime militar, foi candidato a deputado estadual pela primeira vez em 1982.

Confira documento que fundamenta pedido de expulsão:

OFÍCIO SORG 240 20 REPRESENTAÇÃO CONTRA ANISIO MAIA 2