Dos 16 governadores que devem disputar a reeleição nas eleições de 2022,
nove despontam hoje como favoritos, o governadora da Paraíba João Azevedo (Cidadania-PB), está entre eles.

Gladson Cameli (PP-AC); Ronaldo Caiado (DEM-GO); Mauro Mendes (DEM-MT); Romeu Zema (Novo-MG); Helder Barbalho (MDB-PA); João Azevêdo (Cidadania-PB); Ratinho Júnior (PSD-PR); Fátima Bezerra (PT-RN); e Marcos Rocha (PSL-RO), são os governadores citados no estudo Cenários Políticos, produzido pela Arko Advice.

Segundo os analistas políticos, a vantagem desses governadores decorre da
boa avaliação de suas administrações, o que lhes garante uma boa posição nas pesquisas
de intenção de voto. No entanto, é importante ponderar que esse cenário não é definitivo.

O estudo aponta que caso esses nove governadores mantenham a posição de favoritismo que possuem hoje, o Brasil poderá ter um índice de reeleição maior que o registrado em 2018, porém, menor que o verificado nas eleições gerais de 2006, 2010 e 2010.

Outra observação importante, segundo a análise, é que o índice de
reeleição estimado para 2002 – se confirmado nas urnas – será o mesmo do registrado em 2022. Embora o controle da máquina e a boa avaliação de suas administrações beneficiem muitos governadores, vale registrar que há também um sentimento de mudança. Um grande desafio que cerca os governadores que buscarão à reeleição é o cenário de crise
econômica.

Mesmo que essa responsabilidade acabe sendo mais cobrada do governo federal, o ambiente econômico ruim provoca dificuldades nos estados, beneficiando os candidatos que são da oposição.

Outro obstáculo que os governadores em exercício terão de enfrentar diz respeito à insatisfação acumulada por setores importantes da sociedade, sobretudo de comércio e serviços, em relação à adoção de medidas restritivas no auge da pandemia e que penalizaram muitos negócios.