O vereador de João Pessoa e pré-candidato a deputado estadual Tarcísio Jardim (Patriota) publicou, em seu perfil no Instagram, um vídeo com deepfake do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assista clicando aqui.
No conteúdo, que simula uma entrevista para um telejornal, Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, teria dito que bandidos ia lhe assaltar, mas reconheceram ele como “filho do chefe”, referindo-se ao ex-presidente.
A tecnologia de reprodução de imagem possibilita simular com maior precisão expressões faciais e a voz humana. Algumas deepfakes parecem tão realistas, que muitos internautas não notam que os vídeos são falsos.
O parlamentar, que é formado em direito e policial, já chegou a ser alvo do Ministério Público da Paraíba (MPPB) por descumprimento de decreto em meio à pandemia da Covid-19, em maio do ano passado. Na época, uma academia que pertence a ele foi interditada por funcionar durante o período de antecipação de feriados, adotado para tentar conter o avanço da doença na Paraíba.