A Prefeitura de João Pessoa iniciou a programação para a realização de cirurgias vasculares de pacientes que estavam em fila de espera. Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE), que integra a rede contratada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimentos nessa especialidade. Os atendimentos começaram no último dia 14.

Com a programação serão realizados 60 procedimentos de cirurgia vascular periférica, em até 60 dias. Até o momento, dez pacientes já foram operados e a previsão é que até o final desta semana o número cresça para 20 pessoas beneficiadas.

“Na área de cirurgia vascular existe um vazio assistencial que nós da Prefeitura estamos tentando ocupar. Uma das primeiras ações para isso foi pegar os pacientes que aguardavam há bastante tempo por essas cirurgias e montar uma estrutura para que esses pacientes fossem atendidos. E é isso que estamos fazendo neste momento e muito em breve vamos zerar essa fila. O segundo passo é montar um fluxo sólido para que os pacientes não precisem mais aguardar tanto tempo para realizar seus procedimentos nesta área”, destaca o secretário de Saúde da Capital, Luis Ferreira.

Uma das pessoas beneficiadas pela programação foi a idosa Maria da Penha Xavier de Oliveira, de 80 anos. Há cerca de dois meses ela aguardava a realização da cirurgia. Para a filha, Elisangela Xavier, o momento foi de alívio. “Ficamos um pouco receosos por ser uma cirurgia em uma idosa de 80 anos e tem os riscos, mas ela vinha sofrendo há bastante tempo com muitas dores que se intensificaram depois que ela levou uma queda. Mas a cirurgia correu tudo bem, ela já está em casa e estamos confiantes que agora é aguardar para que ela melhore e aliviados por finalmente ter acontecido a cirurgia”, destaca a filha de Maria da Penha.