A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), dará início, no próximo dia 11, às atividades do projeto “Sextou IDEB”, uma iniciativa que visa capacitar os alunos para submissão à prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A ação, planejada pela Coordenação dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tem por objetivo a melhoria dos índices do Ideb na rede municipal de ensino.

Pelo projeto, as escolas, junto com seus professores de Matemática e Português, oferecerão aulas especiais para os alunos se prepararem para a prova do Saeb. O Saeb é um conjunto de avaliações que medem a qualidade da educação básica e oferece um panorama da qualidade da educação do município ou Estado. Através de seus índices, políticas públicas são planejadas e implementadas para a melhoria da Educação.

O “Sextou IDEB” terá sua operacionalização baseada em polos, que receberão encontros quinzenais com os alunos do 9º Ano das escolas que oferecem a modalidade. Nas sessões, os estudantes assistirão a aulas específicas para o Ideb. Estes “aulões” terão foco na resolução de questões e revisão de conteúdos junto com os professores de Matemática e Português. Serão 07 encontros, incluindo uma data para o simulado, que acontecerão de forma simultânea nos polos determinados.

Além dos aulões, no dia 15 de setembro, acontece um simulado, a ser aplicado nas escolas envolvidas no projeto para uma avaliação da performance dos alunos, além de prepará-los para o formato da prova Saeb. A previsão é que no dia 20 de outubro, último dia do aulão, aconteça o Dia D do Sextou IDEB, que constará de atividades especiais de incentivo aos alunos.

As atividades envolvem um total de 550 alunos do 9º Ano, de todas as escolas do Ensino Fundamental II – Anos Finais. As unidades foram organizadas em polos para um melhor aproveitamento dos alunos com aulas diferenciadas.

Aulas – Os aulões serão nos polos e os simulados e o dia D serão nas suas próprias escola. A 1ª aula acontece no dia 11 de agosto. A 2ª, no dia 25 de agosto. A 3ª atividade será no dia 29 de setembro; e a última aula antes do Dia D será no dia 06 de outubro.

Polos –  Pela manhã, o projeto envolve 04 Polos e 391 alunos. O Polo Centro I envolve 140 alunos das escolas Maria Pessoa, Rosa Figueiredo e Marizelda Lira. As aulas acontecem no Cabedelo Clube.

O Polo Centro II abrange 71 alunos das escolas Adolfo Maia e Paulino Siqueira. As aulas acontecem na escola Adolfo Maia.

O Polo Poço conta com 111 alunos da escola Miranda Burity, local onde acontecem as aulas.

O Polo Jacaré/Jardim Gama envolve 69 alunos das escolas Pedro Américo e Maria das Graças. As aulas acontecem na Pedro Américo

À tarde, o projeto envolve dois Polos e 159 alunos: Centro, com 68 alunos das escolas Maria Pessoa, Rosa Figueiredo e Paulino Siqueira, com aulas no Cabedelo Clube; e Renascer, com 91 alunos das escolas Elizabeth Ferreira e Plácido de Almeida, com aulas no Elisabeth.