A Prefeitura de João Pessoa, através de Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando, neste sábado (19), mais um ‘Dia D’ de Multivacinação. A ação, que foi iniciada às 8h e vai até as 21h, está ofertando as vacinas contra Covid-19, Influenza e de rotina, com os 19 tipos de imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Pela manhã, as ações aconteceram nas policlínicas municipais, no Centro de Imunização e ainda em 20 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 12h. Além disso, foram montados dois pontos móveis, localizados no Home Center Ferreira Costa e no Shopping Sul, que funcionarão das 12h às 21h.

“Além de todos os dias em que a Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina, o ‘Dia D’ funciona como uma forma maior de conscientização, para que as pessoas realmente entendam a importância da vacina. Sempre houve as vacinas de rotina, a procura sempre foi muito boa, mas no período da pandemia e depois dela, a procura diminuiu. Então, o ‘Dia D’ é importante para conscientizar a população”, explicou a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grise.

Todos os imunizantes disponíveis contra Covid-19 ou Influenza podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Mais Proteção – As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Adesão da população – Nem a chuva atrapalhou o desejo de quem estava em busca de imunização neste sábado (19). Este foi o caso do técnico em prótese bucal, Edson da Silva. Ele aproveitou o dia de folga e foi até a USF Bessa para tomar a vacina contra a gripe.

“É sempre bom esse tipo de ação aos sábados. Durante a semana, na correria de trabalho, a gente acaba não tendo muito tempo. Hoje aproveitei o dia de folga para tomar a vacina contra a gripe e estou muito satisfeito com o atendimento”, destacou.

Thalita Ferreira Rocha, mãe de Lucas, que tem 11 anos, também aproveitou o ‘Dia D’ para colocar as vacinas dele em dia. “Essas campanhas realizadas nos finais de semana são muito boas, já que conseguimos imunizar com mais calma. Hoje trouxe o meu filho para tomar as vacinas de HPV e Influenza. É importante deixar o cartão de vacinação dele sempre atualizado”, explicou.

O casal Valmir Pereira e Maria Gorete, que está morando em João Pessoa há pouco mais de três meses, também não perdeu tempo e aproveitou o sábado para se vacinar. Eles elogiaram o esforço da Prefeitura na realização desta ação.

“Nós vimos na TV que haveria essa ação de vacinação no sábado e viemos nos humanizar. Fizemos o cadastro pelo aplicativo Vacina João Pessoa e conseguimos nos vacinar de uma forma bem tranquila. O serviço é muito bom. Essa vai ser a primeira de muitas vacinas em João Pessoa”, contou Valmir.