A Prefeitura de João Pessoa segue com ações do programa ‘Bora Cuidar’, com a participação de quatro secretarias, numa grande força-tarefa de manutenção, limpeza e preservação de espaços públicos. Depois de percorrer nove praças, nesta terça-feira (19), o vice-prefeito Leo Bezerra coordenou os trabalhos em dois novos locais, a Praça João Medeiros, no bairro Pedro Gondim, e Bosque Parque das Águas, em Mangabeira, onde o gestor reforçou que esse cuidado será estendido por toda a cidade.

“O programa ‘Bora Cuidar’ é uma realidade. É um trabalho que eu tenho um prazer, uma responsabilidade muito grande, recebida pelo prefeito Cícero Lucena, de cuidar das praças e preservar nossos parques e espaços públicos. Vamos rodar toda a cidade de João Pessoa, visitando e ouvindo a população, conversando e dialogando, vendo os pontos que têm que ser mudados, que têm que ser corrigidos, para melhor servir a nossa população”, afirmou Leo Bezerra.

Além dos novos locais, o ‘Bora Cuidar’ também intensificou serviços no Centro da Capital – em toda extensão da Avenida Duque de Caxias, incluindo a Praça Rio Branco e Ponto de Cem Reis, que já haviam recebido as ações do programa. “É uma ação permanente. São locais e espaços que precisam desses reparos, e nós temos um levantamento de todos eles, e o que precisam receber de intervenções”, explicou o superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ricardo Veloso.

Durante cada nova ação, as equipes fazem a manutenção dos espaços, conversam com a população e levantam o que precisa ser corrigido nos locais, com cada secretaria já programando o serviço. No bairro Pedro Gondim, por exemplo, onde aconteciam os serviços de poda de árvore, limpeza, pintura e troca de lâmpadas, foi programado o conserto da tela de proteção do campo de areia da Praça João Medeiros. Já no Bosque Parque das Águas, a recuperação da ponte de madeira e o desassoreamento do leito do rio.

“Nós temos como obrigação a manutenção, só que estamos fazendo essa ação de uma forma mais intensiva. A Seinfra tem atuado nessa parte de recuperação de piso, limpeza de galeria, entre outros serviços”, explica Rodrigo Pacheco, diretor de Manutenção e Conservação, que também orienta a população em relação ao descarte de material e lixo que, de forma inadequada, acabam gerando problemas na infraestrutura. “O que nós encontramos aqui não é muito diferente do que a gente encontra nos bairros, que são galerias entupidas, com resíduo mal acondicionado. Material de quentinhas, aquele de isopor que é facilmente levado pela chuva para as galerias”, explicou.

O comerciante Ronilton Pereira Simões, que tem uma lanchonete na Praça João Medeiros, disse que a ação proporciona muitos benefícios. “Graças a Deus, a Prefeitura está fazendo um excelente trabalho. Isso aqui, para a gente, uma pessoa pensa que é até uma coisa pouca, mas é grandiosa. A gente só tem que agradecer a gestão, o pessoal todinho da prefeitura”, destacou.

Equipe – Fazem parte do ‘Bora Cuidar’ as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Semam), e a Emlur.