O prestígio do deputado federal paraibano, Ruy Carneiro, é inquestionável. Afinal, após sua esposa, Waleska Barbosa, surgir como nomeada em gabinetes de aliados, somando um total de mais de R$ 800 mil nos últimos anos, agora quem também foi nomeada para cargo público foi a cunhada do parlamentar, Erika Jamile de Oliveira Barreto, que aparece no Diário Oficial de SP em 18/02/2022, ocupando o cargo de Assessora “I” da Secretaria de Desenvolvimento Regional no governo de João Dória.

Erika, que se apresenta em suas redes sociais como profissional do Direito e Gestão Pública, já chegou a ser condenada na 1ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba por atos de improbidade administrativa em uma ação Civil Pública interposta pelo MPF, na qual foi acusada de ser beneficiada pela dispensa de licitação para instalação de uma lanchonete no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A sentença acabou sendo revertida no TRF5 por falta de provas. (Link: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/trf-5/1309541600)

Em 16 de agosto deste ano, a cunhada do deputado foi citada pela Subsecretaria do Tesouro Estadual de São Paulo para ressarcir os cofres públicos. O motivo da solicitação não é explicitado na publicação do Diário Oficial. “Fica(m) NOTIFICADO(S) o(s) abaixo discriminado(s) para, no prazo de 15 (quinze) dias, contatar o CDPe-1-Capital, por meio do e-mail CDPe-1@fazenda.sp.gov.br, telefone: 011-3243-9186/3243-4334/3243-4301-CDPe-1, visando à devolução de numerário aos cofres públicos do Estado. Informações adicionais estão resguardadas e disponíveis ao(s) interessado(s) no citado CDPe-1, assim como fica assegurado o direito à ampla defesa e ao contraditório. A falta de manifestação poderá implicar a inscrição no CADIN ESTADUAL e no envio do Processo à Área do Contencioso Geral da Procuradoria Geral do Estado, para ajuizamento de ação de conhecimento”.

https://tribunapb.com.br/wp-content/uploads/2023/09/ErikaNomeada.pdf?swcfpc=1

https://tribunapb.com.br/wp-content/uploads/2023/09/ErikaExonerada.pdf

https://tribunapb.com.br/wp-content/uploads/2023/09/ErikaCobranca.pdf?swcfpc=1