O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi o palestrante de destaque em um webinário promovido, nesta quarta-feira (27), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), abordando o tema ‘Como Planejar a Ação Climática em Cidades: Elementos-chave a Considerar’. Este evento, o segundo de uma série de webinars intitulados ‘Ação Climática nas Cidades da América Latina e do Caribe’, contou com a presença de outros palestrantes e foi mediado por Clementine Tribouillard, chefe do projeto na capital paraibana junto à Instituição e especialista em desenvolvimento urbano e habitação.

Cícero Lucena aproveitou a oportunidade para apresentar o Plano de Ações Climáticas (PAC) do Município e destacou outras iniciativas ambientais sustentáveis que estão transformando a cidade. Um desses projetos é a recuperação do antigo Lixão do Róger, que será transformado em um parque socioambiental. Ambas as propostas são financiadas pelo Programa João Pessoa Sustentável, um investimento de US$ 159,4 milhões, dos quais US$ 100 milhões são provenientes do BID e os demais recursos entram como contrapartida da Prefeitura.

O prefeito de João Pessoa expressou o comprometimento da gestão com a luta contra as mudanças climáticas e a busca por tornar a Capital paraibana mais sustentável e resiliente. “É um esforço contínuo para que tenhamos resultados positivos do nosso plano de ação climática que ficarão para a cidade de João Pessoa. Há 20 anos fechamos o lixão da nossa cidade, hoje temos um aterro sanitário e estamos, este ano, instalando uma unidade de tratamento de resíduos sólidos, fazendo a separação dos produtos recicláveis e também gerando energia para essa unidade de triagem. Também temos um programa de eficiência energética para gerar energia totalmente limpa para prédios públicos e para a iluminação pública. São ações contínuas”, elencou.

O gestor pessoense também abordou os desafios enfrentados durante o processo, incluindo a coleta de dados confiáveis e abrangentes para o inventário do Plano de Ação Climática. Ele ressaltou a necessidade de colaboração com várias instituições e órgãos governamentais para obter informações precisas sobre as emissões da cidade. Além disso, a disponibilidade de dados históricos confiáveis foi um obstáculo que exigiu esforço e dedicação. Cícero enfatizou a importância do envolvimento da comunidade e das empresas locais no processo de planejamento climático.

Plano de Ação Climática – O PAC integra o Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável de João Pessoa (Programa João Pessoa Sustentável) e tem como objetivo reconhecer as necessidades de descarbonização e adaptação climática do município. É voltado para o combate à crise climática ao mesmo tempo em que promove objetivos socioeconômicos, como criação de empregos, inovação e melhoria da qualidade de vida. Além disso, o Plano busca maximizar a adaptação e a resiliência da cidade diante das mudanças climáticas.