João Pessoa está entre as capitais brasileiras que mais serão beneficiadas com os investimentos no Novo PAC. Ao todo, a previsão é que mais de 12,5 mil obras e projetos sejam distribuídos pelo Governo Federal para 4 mil municípios do país.

Os números são da Folha de São Paulo e foram calculados a partir da tabulação de dados divulgados pela Casa Civil após o lançamento do programa.

A capital paraibana é a sexta colocada na lista de capitais que mais receberam investimentos. Em primeiro lugar está o Rio de Janeiro, com 39 obras, seguido de São Luís (MA), Santos (SP), Belém (PA), Salvador (BA) e Recife (PE).

Quase metade da lista é composta por promessas ressuscitadas das versões anteriores do plano. Ao menos 5.319 ações (43%) correspondem à retomada de empreendimentos formalmente paralisados ou finalização de projetos inacabados dos pacotes promovidos em 2007 e 2011, durante gestões do PT.

O investimento total anunciado é de R$ 1,7 trilhão, dividido entre setor privado, Orçamento da União, financiamentos e empresas estatais. Desse montante, R$ 1,4 trilhão seria alocado durante o atual governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o restante, a partir de 2026.