Cinco paraibanos foram identificados em Israel pelo Governo do Estado e que manifestaram interesse em retorno ao Brasil, após o início do conflito com o Hamas. De acordo com informações do secretário executivo de representação da Paraíba, Adauto Fernandes, dois deles já retornaram neste final de semana e são oriundos de Sousa.

Além dos sousenses, duas turistas estão em Jerusalém, mas informaram que estão “bem acomodadas em um hotel”. A quinta paraibana em Israel é residente de Campina Grande e tem o retorno agendado para o dia 11 de outubro.

Ainda de acordo com o Adauto, a secretaria busca informações com as embaixadas da Palestina, Síria e Líbano a fim de localizar, possivelmente, outros paraibanos que estejam em alguma situação de risco diante do cenário de conflito entre o governo de Israel e o Hamas.

Na manhã de segunda-feira (09), Adauto participou de uma reunião com Álvaro Albert Safargundes, representante consular, e, nesse encontro, mais três paraibanas foram adicionadas à lista de repatriação. Uma aeronave da FAB, que partiu do Brasil, aguarda em Roma autorização para seguir a Israel.

“Além deste voo, outras duas aeronaves chegam ainda hoje com a missão de repatriar brasileiros, incluindo as três cidadãs paraibanas que entraram em contato com nossa secretaria”, informou Adauto.