A Prefeitura de João Pessoa segue avançando para cobrir 100% os serviços de saúde na cidade. Nesta segunda-feira (16), o prefeito Cícero Lucena reforçou o compromisso com a autorização da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Canaã, em Mumbaba, a sétima de um total de 12 que serão erguidas do zero pela gestão municipal. Durante a solenidade, o gestor ressaltou que serão mais de 40 novas equipes atuando no atendimento à população da Capital.

“Fico muito feliz porque nós estamos acabando com área descoberta, onde uma equipe de saúde da família que tem como limite máximo de atendimento a quatro mil pessoas, tinha delas que atendia oito mil pessoas. Então, o serviço não é prestado com a qualidade, com a eficiência, por mais que o profissional se esforce. Mas, agora, serão 10 unidades básicas de Saúde. Estamos construindo cerca de 40 novas equipes de saúde da família”, disse o prefeito, que acompanhou os serviços que estão em andamento em Mumbaba.

O investimento é de R$ 2,4 milhões. O equipamento vai atender, em um espaço com serviço informatizado e ambientes climatizados, cerca de 12 mil moradores. A unidade terá três equipes com médico, enfermagem, agentes de saúde, odontologia e farmácia, vacinas, entre outros serviços, como saúde da mulher, exames e clínico geral. O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, lembrou de outros avanços na Saúde, a exemplo da informatização dos serviços, dos mais de mil procedimentos hemodinâmicos no Hospital Santa Isabel, melhorias do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Hospital do Valentina e Upa de Cruz das Armas.

“O prefeito teve um grande desafio quando entrou na Prefeitura, o primeiro era reestruturar a área da Saúde. Os prédios estavam todos sucateados, todos depredados, então ele começou a ser um grande programa de reformas. Nós já vamos com quase metade dos prédios da saúde reformados, informatizados, com internet, e agora ele está expandindo, graças a Deus. Essa é a sétima ordem de serviço das unidades básicas de saúde, os nossos hospitais com prontuário eletrônico também reformados, a nossa capacidade de atendimento praticamente duplicou, então são muitos avanços”, pontuou.

Para a moradora Ana Luiza de Lima, a USF em Mumbaba representa uma conquista esperada há muito tempo e que vai melhorar a qualidade de vida. “Porque a gente vai ter serviço de saúde praticamente na porta de casa, sem precisar ir pra longe. Tem minha família inteira e eu, que precisamos de uma consulta, de medicamentos, uma vacina. Ou seja, são serviços como esses que a gente, tendo acesso, melhora muito a vida”, afirmou.

Novas USFs na zona Sul – A região com maior crescimento populacional da cidade está recebendo o olhar da gestão municipal para atender a demanda por serviços e desafogar os equipamentos já existentes. Já são cinco USFs – Valentina, Colinas do Sul, Jardim Cidade Universitária, Mangabeira e agora Mumbaba, que já receberam a ordem de serviço.

Outras intervenções na região – Ainda na região de Mumbaba, incluindo o Bairro das Indústrias e Jardim Veneza, a Prefeitura de João Pessoa executa também obras de drenagem com capacidade de guiar as águas que vêm de diversos outros pontos do bairro, que antes alagavam. Na região, incluindo o Bairro das Indústrias, já foram inauguradas 44 ruas e outras 38 estão com serviços em execução ou contratados.

Fotos: Sérgio Lucena