“Eu fui aluno e no meu tempo a gente saía em uma estrada de terra, arriscando a vida, para estudar em uma escola sem estrutura. Era muito difícil. Hoje eu estou aqui prestigiando esse evento com gratidão nos olhos porque sei que meu filho está ganhando a melhor educação dos últimos tempos”, disse o artesão Edmar Maracajá, pai de Ryan Maracajá, 14 anos, aluno da Escola Estadual Clóvis Pedrosa, situada no distrito de Ribeira, em Cabaceiras. A instituição ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal métrica de qualidade das escolas brasileiras, e recebeu a visita do governador João Azevêdo, nessa sexta-feira (20). A felicidade de Edmar é compartilhada por outros moradores da cidade.

Cabaceiras tem recebido significativos investimentos em Educação. Recentemente, a Escola Clóvis Pedrosa, que atende aproximadamente 140 alunos, foi reformada. Durante a visita nessa sexta-feira, o governador, acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, Roberto Sousa, anunciou a construção de novos laboratórios e refeitório. “A comunidade escolar de Cabaceiras está extremamente satisfeita com os avanços na educação”, destaca Socorro Cordão, gerente regional da 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE).

Outra novidade no município é a construção da nova Escola Cidadã Técnica Integral Alcides Bezerra, que está com a obra a todo vapor. Ainda de acordo com Socorro, atualmente a unidade atende 130 estudantes, mas através do investimento o número deve ser ampliado já no próximo ano. A nova escola recebe investimentos de R$ 9,7 milhões que englobam a construção de 12 salas de aula, coordenação pedagógica, sala de professores e da direção geral, biblioteca, auditório, recreio, cozinha, laboratórios de Informática, Matemática, Robótica, Biologia, Física e Química, ginásio coberto com arquibancadas e vestiários masculino e feminino.

Marcelo de Augusto Sousa, 40 anos, armador de obra e membro da equipe que está construindo a nova escola, expressou seu orgulho em contribuir para a educação da cidade. “É um privilégio fazer parte disso e ajudar a construir, literalmente, o futuro dos nossos jovens. Trabalhamos com ainda mais dedicação por estarmos contribuindo com a educação, pois entendemos a importância que tem uma escola na construção de verdadeiros cidadãos”, enfatiza. Maria Clara de Almeida, aluna da 3ª série do Ensino Médio na escola, celebra a nova infraestrutura. Ela revela que a escola em tempo integral foi um pedido da comunidade escolar. “Solicitamos e o governo atendeu prontamente. Estamos muito gratos por essa atenção e pelo investimento nas próximas gerações”.

No município, uma parceria entre o Governo da Paraíba e a Prefeitura Municipal está propiciando a construção da Creche Amélia Aires de Queiroz Cavalcanti, por meio do programa Paraíba Primeira Infância, que irá atender 100 crianças e recebe investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões na sua construção. Raquel Queiroz, enfermeira e mãe da pequena Sofia, futura aluna da creche, demonstra seu entusiasmo: “Vou ficar mais tranquila ao trabalhar, sabendo que minha filha estará bem cuidada, com ótimos professores e excelente atendimento. Estou realmente animada e grata”.

Para Raquel, para Edmar, para Ryan, Marcelo Augusto, Maria Clara, para o estudante Henzo Bernardo, do 5º ano da Escola Inácio Gomes Meira; para Gabrielly Farias, do 8º ano da Clóvis Pedrosa; para a pequena Sofia, todos confirmam ou manifestam em palavras que, por meio dos avanços em educação, Cabaceiras está vivenciando uma era de transformação, trazendo alegria, perspectiva e a certeza de dias melhores.

O secretário de Educação da Paraíba, Roberto Sousa, declara que os depoimentos e avanços reforçam o compromisso da gestão em continuar investindo e aprimorando a educação em todo o estado. “A transformação que vemos em Cabaceiras é um reflexo do esforço conjunto de governo, comunidade e profissionais dedicados. É algo que estamos vendo hoje aqui, mas que também pode ser observado nos quatro cantos da Paraíba”, destaca.