Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou, nesse domingo (5), a primeira cirurgia bariátrica do Alto Sertão. O procedimento de alta complexidade foi executado no Hospital Regional de Sousa (HRS). Além da bariátrica, também foi realizado, na unidade, o 7º Mutirão do Programa Opera Paraíba, com 90 procedimentos cirúrgicos de colecistectomia, histerectomia e hernioplastia, entre os dias 3 e 5 de novembro.

A iniciativa integra as ações do Governo do Estado voltadas para o aperfeiçoamento da assistência de saúde à população, com oferta de serviços que agilizem o atendimento aos pacientes, a exemplo do Opera Paraíba, que vem reduzindo o tempo de espera por cirurgias eletivas no estado.

A cirurgia bariátrica já é realizada em João Pessoa e Campina Grande. Com a ampliação para o Sertão, serão realizadas, em média, 16 cirurgias mensais para atender à população sertaneja. O procedimento utilizou videolaparoscopia avançada e atendeu uma paciente de 37 anos, moradora da cidade de Sousa.

De acordo com a diretora do Hospital Regional de Sousa, Palomma Abrantes, antes do paciente realizar as cirurgias, todas as dúvidas e receios sobre o procedimento são esclarecidos, além das orientações sobre o pré e pós-operatório, exames necessários, dietas, tipos de procedimentos cirúrgicos, uso de medicamentos e consulta personalizada para que cada paciente passe pela cirurgia mais adequada e tenha o melhor resultado pós-operatório.

“Nesse fim de semana, realizamos a primeira bariátrica no Alto Sertão paraibano para que a gente possa proporcionar qualidade de vida a esse usuário que necessita do tratamento. Com esse programa do Governo do Estado, a gente vem vivenciando um fortalecimento da interiorização do serviço de saúde, onde os sertanejos têm acesso ao serviço de média e de alta complexidade”, informa Palomma Abrantes.

Já o cirurgião do aparelho digestivo e bariátrico, José Pires Dutra Júnior, que realizou o procedimento, reforça que este foi um marco na medicina sertaneja. “Estamos fazendo história. É o início da videolaparoscopia de nível avançado no SUS paraibano, aqui no Alto Sertão, iniciando no Hospital Regional de Sousa, com uma cirurgia bariátrica totalmente por videolaparoscopia”, comemora o cirurgião.

As cirurgias bariátricas começaram a ser realizadas no Opera Paraíba em 2022. Para participar do programa, o encaminhamento é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das Secretarias de Saúde de cada município. Também é possível se cadastrar pelo site.