A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD), ao longo desta semana, diversos eventos para marcar o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 8 de novembro. A data, criada através da Lei n°1.628/2013, consolidou o pioneirismo e a vocação de Cabedelo para a causa da inclusão social, através da promoção da dignidade.

Nesta terça-feira (07), foi promovida uma roda de conversa específica sobre a situação dos profissionais cuidadores das unidades educacionais.

Cabedelo passou a ser referência em inclusão com a implementação de uma Secretaria voltada exclusivamente aos direitos das pessoas com deficiência. Criada este ano, a SPcD tornou o município o 1ª da Paraíba e o 2ª do Nordeste a ter uma representatividade desse porte.

A Secretaria tem por finalidade conduzir ações governamentais voltadas à realização das articulações entre os órgãos e entidades da Prefeitura do Município de Cabedelo e os diversos setores da sociedade, bem como entre outros poderes, visando à implementação da política municipal para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A roda de conversa desta terça-feira (07) reuniu o prefeito Vítor Hugo; a secretária da Educação Priscilla Rezende; o Procurador Geral do Município Diego Carvalho; e pais, mães e responsáveis de PCDs, e foi propícia para que a gestão ouvisse novamente as reivindicações populares e esclarecesse sobre as questões e o trâmite legal que envolvem a convocação dos referidos profissionais.

Reafirmando o compromisso em representar os anseios das Pessoas com Deficiência do município, o gestor municipal destacou a importância do diálogo e da aproximação da sociedade com o poder público na busca por seus direitos.

“A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência rememora toda importância que a nossa gestão tem dado às lutas em prol desta causa. Constantemente estamos anunciando novas conquistas, principalmente depois da criação da Secretaria, que foi um marco histórico da nossa cidade. Inclusive, reconhecemos todas as necessidades e dificuldades que os pais e mães de PCDs têm no dia a dia. Somente na rede municipal, são 470 alunos com deficiência que precisam da atenção diária de cuidadores ou mediadores e, juntos, iremos buscar as melhores soluções”, ressaltou Vítor Hugo.

A semana especial inclusiva tem sequência amanhã (8), no Centro Cultural Mestre Benedito, com realização de atividades culturais e esportivas voltadas para as Pessoas com Deficiência. Na quinta-feira (9), pela manhã, ocorrerão palestras no auditório do Gabinete do Prefeito; na sexta-feira (10), acontece mais uma edição da Tardezinha Literária, no Casarão do Padre, voltado especialmente para PCDs.

No sábado (11), a Secretaria promoverá um Passeio Turístico em pontos de Cabedelo, como Km Zero, Fortaleza de Santa Catarina e Pôr do sol de Jacaré, exclusivo para PCDs e seus acompanhantes. O encerramento da semana se dará no domingo (12) com o evento Praia Acessível, na Praia do Miramar, a partir das 8h.

“Essa semana é inclusiva e toda especial, devido ao 8 de novembro, que é o Dia Municipal de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. Estamos lidando com a luta de quem necessita desse olhar especial. E a atual gestão é visionária e muito sensível com todas as causas. Na Secretaria temos profissionais humanos e com predisposição para cuidar dos outros. Nesta semana também temos algumas resoluções de projetos internos dentro da nossa Secretaria. E o dia de hoje foi importante porque demonstra o comprometimento que o prefeito, os secretários municipais e todos que fazem a gestão têm para com as nossas questões”, destacou a secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Geusa Ribeiro.