O Natal na Usina 2023 anunciou nesta quarta-feira (8) a programação oficial da décima edição, que começa no próximo dia 2 de dezembro e segue até o dia 30. O evento vai reunir 57 atrações artísticas, dois concursos, uma exposição fotográfica, feira criativa e de gastronomia e ainda uma exposição de Papais Noel criada por artistas do grafite. Toda a programação tem acesso gratuito.

O lançamento reuniu artistas, Imprensa e produtores culturais que acompanharam os detalhes sobre a proposta do evento, programação e ações de comunicação. Este ano, o Natal na Usina vai gerar mercado de trabalho para 700 profissionais da cultura e com a previsão de impacto de R$ 2 milhões na economia paraibana, o que mostra a força da economia criativa para João Pessoa.

Para o presidente da Energisa Paraíba, Márcio Zidan, o evento encerra um ano muito especial para a Usina, que afinal completa 20 anos em 2023: “Todo Natal da Usina é muito especial para nós, esse ano, não podia ser diferente, já que completamos 20 anos da Usina e estamos na décima edição do Natal. Estamos trazendo atrações de qualidade, com o melhor da cultura paraibana e proporcionar momentos de celebração para todos que frequentam esse aparelho cultural tão importante para nossa cidade”, frisou.

Muito além dos shows musicais

Neste ano, o Natal na Usina também será ponto de arrecadação de brinquedos e alimentos perecíveis para a Central Única das Favelas – Cufa, que em 23 de dezembro realizará o Natal da Cufa no bairro São José.

Além dos shows musicais, o Natal na Usina contempla espaços para o Teatro paraibano, Mostra de Literatura e a tradicional Mostra de Corais. Além disso, a comemoração da décima edição também inclui a exposição fotográfica ‘Natal na Usina: 10 anos de emoções’, que promove um verdadeiro passeio pela história do evento, resgatando momentos importantes da cultura paraibana.

A diretora de produção, Dina Faria, explica que a décima edição buscou unir expressões artísticas que tragam a história da cultura paraibana e que reforcem o papel da Usina na valorização dos artistas e como um espaço formador de público. “Preparamos essa edição com muito carinho e buscando oferecer à população de João Pessoa as diferentes vertentes da cultura paraibana. Nosso papel vai além de valorizar nossa arte. Com o Natal na Usina, nós podemos criar novas plateias e manter viva a cultura paraibana, além de evidenciar toda a força da economia criativa”, destacou.

Atrações

O Natal na Usina 2023 terá 18 shows musicais e mais 14 performances artísticas. A abertura ficará por conta de As Calungas, Os Fulanos e Sandra Belê, que se apresentam no dia 2 de dezembro. Ainda compõem o “line up” do Natal nomes como Bixarte, Totonho, Cabruêra, Gláucia Lima, Escurinho, Vieira, Luana Flores, Bella Raiane, Parahyba Ska Jazz Foundation, Caburé, Néctar do Groove, Menestreis MCs, Mulheres na Roda de Samba, Gabi Blue e Will.

O encerramento da décima edição do Natal na Usina será no dia 30 de dezembro e terá como atração principal a cantora Cátia de França. Os shows e performances acontecerão em três espaços: Tenda da Música, Palco Bonde e Sala Vladimir Carvalho.

Concursos de Presépios e de Cordel

Duas atrações do Natal na Usina 2023 já foram iniciadas. São os concursos de presépios natalinos e cordel, que entram na sua última semana de inscrições. São duas modalidades diferentes para os paraibanos mostrarem seus talentos e concorrerem à premiação em dinheiro. As inscrições são gratuitas, vão até a próxima sexta-feira (10), e podem ser feitas através de formulário disponível no site do projeto em [www.natalnausina.com.br].

O concurso de Literatura de Cordel no Natal tem o objetivo de promover e preservar a literatura de cordel, valorizando o aprendizado, a difusão e a criação junto a alunos de escolas do Estado da Paraíba. A premiação de R$ 12 mil será distribuída entre os autores dos cordéis selecionados. Além disso, os livros serão exibidos e distribuídos gratuitamente na Usina Energisa ao longo da programação do Natal na Usina 2023.

Já o tradicional Concurso de Presépios vai selecionar as melhores peças de artesanato nas categorias Presépios Tradicionais e Presépio Não Tradicional. Os presépios selecionados serão exibidos no Natal na Usina 2023, na galeria da Usina Energisa, durante o mês de dezembro. A escolha dos vencedores vai ocorrer através do voto popular, presencialmente e pela internet.

O projeto Natal na Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.