A iniciativa reuniu homens e mulheres da Guarda Metropolitana de Cabedelo (GMC) em uma manhã de serviços de saúde para o cuidado e prevenção de doenças, especialmente o câncer de mama, de colo de útero e de próstata.

Foram ofertadas consultas com clínico geral, marcação de consultas com especialistas, realização de exames laboratoriais, testes rápidos, atualização da caderneta de vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, além da realização de uma conversa com o médico infectologista e responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado.Otávio Pinho.

A ação contabilizou a realização de 334 procedimentos, fora os exames laboratoriais.

“Esse é um momento especial para cuidar dos Guardas da nossa cidade. Muitas vezes, em meio ao trabalho, não sobra tempo pra cuidar da saúde, mas hoje eles tiveram esse momento dedicado para eles e tenho certeza que aproveitaram para colocar a saúde em dia”, destacou a secretária de Saúde, Irani Soares.

O comandante da GMC Magalhães Lourenço também esteve presente ao evento, incentivando a equipe a cuidar da saúde.

“Agradeço a parceria da gestão por promover esse dia de cuidado para nosso efetivo. Às vezes a gente passa tanto tempo cuidando do outro e esquece de cuidar de nós mesmos. A maior prioridade na sua vida tem que ser você, para que possa cuidar daqueles que ama. Há 6 anos, perdi uma irmã para o câncer de mama. Ela dedicou-se tanto à família que não se priorizou, quando foi cuidar de si, já foi tarde demais. E isso ficou pra mim como um exemplo”, disse, emocionado.

Os meses alusivos à prevenção do câncer de mama, de colo de útero e de próstata, outubro e novembro, respectivamente, são meses de incentivo à população, mas os cuidados devem se estender no ano inteiro. O médico Otávio Pinho, obstetra e responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), ressaltou em sua conversa com os Guardas sobre essa necessidade.

“Normalmente as mulheres são mais cuidadosas com a saúde, enquanto os homens são mais displicentes, porém é preciso lembrar que existem muitas doenças silenciosas que podem ser tratadas ou evitadas. O autoexame, um check-up com consulta e exames periódicos devem fazer parte da nossa rotina”, pontuou.

O público alvo do evento atendeu ao chamado e compareceu. “Quero parabenizar a equipe por essa iniciativa; eu mesma estava precisando. Já faz dois anos que eu fiz mamografia, aproveitei a oportunidade e já marquei pra fazer novamente. Aqui, fiz exame de sangue e verifiquei a pressão. Muito bom mesmo, muitos serviços em um só lugar.”, testemunhou Marinalva Alves da Silva, GMC.