A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba (Sesds) disponibiliza um amplo esquema de segurança para a Romaria de Nossa Senhora da Penha, que tem início na noite deste sábado (25) em João Pessoa. Com um trajeto de 14 quilômetros, iniciando na Igreja de Lourdes, no Centro da Capital, e seguindo por importantes vias, até a praia da Penha, cerca de 500 mil devotos devem participar da caminhada.

O Gabinete Integrado de Monitoramento e Gestão, montado no Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa (CICC), é o epicentro dessa operação de segurança. O gabinete será munido de recursos tecnológicos de ponta para monitoramento e supervisão, destacando-se a utilização de 10 câmeras corporais do tipo bodycam, duas vans equipadas com seis câmeras PTZ que proporcionam visualização móvel em 360º e zoom em alta definição, bem como três aeronaves remotamente pilotadas (RPA).

Além disso, serão integradas 66 câmeras para assegurar uma cobertura completa ao longo do percurso, ao vivo, e em tempo real. Essas ferramentas não apenas ampliam o alcance da fiscalização, mas também contribuem para a pronta resposta diante de qualquer eventualidade que possa surgir durante a Romaria.

Um contingente de mais de 1.400 agentes provenientes das Forças de Segurança do Estado e instituições parceiras será estrategicamente distribuído ao longo do percurso. A atuação da Polícia Militar vai contar com 910 agentes, divididos entre 542 a pé e 368 em meios motorizados.

Adicionalmente, a Polícia Civil, vai contar com duas delegacias móveis instaladas na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, e no Santuário da Penha, além do reforço de equipes plantonistas e aberturas de polos de plantão para atuação, durante a Romaria, nas sedes da 2ª Delegacia Distrital (Centro), 9ª Delegacia Distrital (Mangabeira) e Delegacia Móvel, destinados ao registro de ocorrências e lavratura de procedimentos policiais decorrentes do evento, totalizando o emprego de 26 policiais civis e seis viaturas no evento. O Corpo de Bombeiros mobilizará 260 militares.

Juntamente a esses, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) marcarão presença com 100 integrantes, ao lado da Guarda Civil Metropolitana, que mobilizará 100 membros. Um contingente de 115 viaturas policiais também estará à disposição para reforçar a segurança ao longo do evento religioso.

Destaca-se ainda a participação ativa de órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com 20 agentes, Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) com 52 integrantes, Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 10 agentes e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) com 12 servidores, garantindo que a Romaria transcorra sem transtornos significativos para a cidade e seus habitantes, com prontidão para prevenir situações de emergência e garantir assistência imediata caso necessário.

Recursos de Tecnologia Empregados no Centro Integrado de Comando e Controle de João Pessoa:

• Dez câmeras corporais tipo bodycam
• Duas Vans de monitoramento equipadas com: 6 câmeras PTZ com visualização móvel, alcance em 360º e zoom em alta definição
• Três aeronaves remotamente pilotadas (RPA)
• Câmeras do CICC (37) e SEMOB (29), totalizando 66 câmeras

Recursos utilizados pela Polícia Militar:
• Efetivo a pé empregado: 542
• Efetivo motorizado empregado: 368
• Efetivo total empregado: 910

Recursos utilizados pela Polícia Civil:
• 26 policiais
• Duas delegacias móveis (Praça da Paz e Santuário da Penha)
•  Delegacias abertas com pólos de plantão além do reforço de equipes plantonistas e aberturas de polos de plantão: 2ª Delegacia Distrital (Centro) 9ª Delegacia Distrital (Mangabeira)
•  Seis viaturas

Recursos utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar):
•  260 militares
•Viaturas: 30 veículos operacionais; uma embarcação MSA
• Um drone