A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio das Secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana, promoveu, na manhã desta segunda-feira (25), um curso de capacitação para condutores de viaturas motocicletas, voltado especialmente para os agentes da Guarda Metropolitana e da Semob.

O curso de “Técnicas de Pilotagem de Motocicletas” foi ministrado por agentes de trânsito da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP-CG) e integra uma série de atividades do programa “Piloto Legal”, que, inicialmente, visa aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam diariamente na segurança viária e mobilidade urbana do município.

O secretário de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Inácio Morais, esteve presente na ocasião e comentou que o curso abrangeu aspectos teóricos e práticos, proporcionando uma formação completa aos condutores das viaturas motocicletas. Ele ainda informou que a previsão das duas Secretarias é que a programação inclua novas palestras, ministradas por especialistas em segurança viária, legislação de trânsito e técnicas avançadas de pilotagem. Além disso, haverá simulações práticas em ambientes controlados, permitindo que os participantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos.

“A nossa intenção é aprimorar as habilidades técnicas e operacionais dos condutores de viaturas motocicletas da Prefeitura. Agentes de trânsito da Semob, agentes da Guarda Metropolitana e ainda condutores de motocicletas de outras Secretarias. Esse é só um primeiro passo, pois temos a pretensão de formar instrutores dentro da Semob para que possam levar as informações para outros interessados, como os mototaxistas, por exemplo. Com isso, visamos reduzir o alto índice de sinistros e infrações de trânsito que ainda acontecem no município”, destacou secretário.

Os agentes de trânsito da STTP-CG, Diego Bruno e André Germano, foram os responsáveis pela condução da capacitação e buscaram elevar o nível de profissionalismo e responsabilidade dos agentes envolvidos, contribuindo para a redução de acidentes e o aumento da eficácia das operações de trânsito na cidade.

“A integração entre as forças de segurança e os órgãos municipais fortalece a cooperação entre as esferas governamentais em prol do bem-estar da população. E nós viemos prontos para ensinar e também aprender com os agentes de Cabedelo. A troca de conhecimento e a união de esforços demonstram o empenho conjunto pela segurança viária e mobilidade urbana em Cabedelo”, afirmou o agente Diego, ministrante do curso.

“Foi uma importante formação! Serão lições que iremos levar para o nosso trabalho e para o nosso dia a dia. Temos de estar preparados para as adversidades do trânsito”, informou Pedro Henrique, motociclista e diretor de Transportes da Semob Cabedelo que também participou da capacitação.