A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu um passo significativo ao lançar a campanha Rompa do Ciclo da Violência. Isto porque os deputados aprovaram nesta terça-feira (12) iniciativas do Poder Legislativo Paraibano para fornecer apoio abrangente para mulheres vítimas de violência e seus filhos, ajudando na saúde, proteção e educação dos envolvidos.

Uma das principais medidas aprovadas destina 10% das vagas na Creche Escola do Legislativo para os filhos e mulheres que são vítimas de violência, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para que essas crianças e mães possam se recuperar e reconstruir suas vidas.

Além disso, foi aprovada a disponibilização de atendimento psicológico pelo setor da Casa de Epitácio Pessoa para mulheres vítimas de violência, garantindo apoio emocional e acompanhamento terapêutico para lidar com os traumas causados por situações de agressão.

Outra medida importante é a oferta de tratamento odontológico específico para as vítimas de violência doméstica que sofreram traumas bucais, garantindo não apenas a saúde física, mas também a recuperação da autoestima dessas mulheres.

Parcerias

A ALPB também estabeleceu uma parceria com a Defensoria Pública para oferecer suporte jurídico às vítimas, garantindo acesso à justiça e auxílio legal para lidar com questões legais relacionadas à violência doméstica.

Além disso, a criação do programa de televisão “Minuto Mulher” na TV Assembleia é uma iniciativa inovadora que trará autoridades mulheres para discutir e informar sobre as leis e políticas de combate à violência doméstica, educando e conscientizando o público sobre seus direitos e recursos disponíveis.

Dignidade menstrual

Outra medida aprovada pelos parlamentares diz respeito à dignidade menstrual das servidoras da ALPB. Um projeto de resolução foi aprovado e dá direito a ausentar-se do trabalho quem tiver alguma condição adversa de saúde causada pela menstruação.

Sobre essas iniciativas, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, enfatizou: “Estamos comprometidos nessa campanha e essas medidas são um passo fundamental para garantir proteção, apoio e justiça para as mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. É nosso dever como legisladores buscar soluções eficazes para enfrentar esse grave problema em nossa sociedade e promover uma cultura de paz e respeito. Dessa forma, contribuímos para ter uma Paraíba mais digna para todos”, resumiu.