A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), entregou, nesta quinta-feira (27), o pescado que vai compor as refeições das famílias em vulnerabilidade social, no período de Semana Santa.

A ação dá continuidade a uma tradição que se renova, ano após ano, com a entrega de peixes para as celebrações de Semana Santa dos cabedelenses. Ao todo, foram distribuídas 22 toneladas de pescado tipo Corvina, cabendo em média 2 kg por família e beneficiando mais de 10 mil lares.

As pessoas tiveram acesso ao produto em 80 pontos distribuídos pela cidade, cobrindo comunidades do Centro ao Salinas Ribamar.

“Uma parte da nossa população não pode, muitas vezes, destinar parte de seus ganhos para adquirir o peixe que faz parte da tradição cristã da Semana Santa. Nossa intenção com essa entrega de pescado é fazer com que estes possam contar com esse alimento em suas mesas e celebrarem junto com suas famílias. Essa é uma ação, um ato repleto de simbolismos, que fazemos questão de manter, tão somente no intuito de estar beneficiando aquelas famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade socioeconômica”, afirmou o prefeito Vitor Hugo Castellano.

A distribuição dos peixes faz parte do projeto Peixe na Mesa que visa garantir a tradicional refeição do período de Semana Santa. Este ano, assim como no ano passado, também foram distribuídos leite de coco, para o preparo típico do pescado na região, e chocolate com as crianças em alusão ao período pascal.

“Entendemos a Semana Santa como período de comunhão e partilha. Sendo uma data importante no calendário das celebrações cristãs, é importante estarmos empenhados em ações que alimentem e mantenham vivo espírito inspirado pela época. Assim, como nosso povo cultiva uma tradição de consumir pescados nesse período, até para lembrar as passagens bíblicas, a PMC se disponibiliza a contribuir para a manutenção desse costume, buscando favorecer sobretudo aquelas famílias que, muitas vezes, não tem condições de adquirir o alimento”, disse a secretária de assistência social, Mariana Jubert.