Nesta segunda-feira (8), o governador João Azevêdo anunciou o lançamento do Programa Paraíba contra o Câncer. A iniciativa tem como objetivo expandir e estruturar a Rede de Atenção ao Paciente com Doença Crônica em Oncologia, cobrindo desde o rastreamento, diagnóstico, estadiamento e tratamento até os cuidados paliativos. Está previsto um investimento de cerca de R$ 170 milhões.

As medidas incluem a expansão da Rede Estadual de Oncologia; a criação de uma regulação única para pacientes com câncer ou suspeita de câncer no estado, visando assegurar um acesso mais rápido e coordenado aos serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento oncológico, diminuindo as barreiras e o tempo de espera dos pacientes. Também será dada prioridade aos tipos de câncer mais comuns, como de mama, colo do útero, próstata, aparelho digestivo e pele não melanoma.

“Hoje é um dia muito feliz para todos nós, pois estamos apresentando um projeto que será revolucionário na saúde, pois vamos realmente enfrentar essa grande luta contra o câncer. O governo decidiu investir pesadamente na infraestrutura física para disponibilizar PET-scan em todas as regiões, oferecer radioterapia em todas as regiões e uma rede de hospitais capaz de realizar diagnósticos, coletas e biópsias para identificar novos casos de câncer”, declarou o governador.