O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, iniciou as obras de reforma e ampliação do Centro Social Urbano (CSU) do Rangel, em João Pessoa. Além dessa unidade, para garantir a segurança, conforto e qualidade dos serviços, também foi assinada a Ordem de Serviço para início das obras do CSU do Geisel. Mais de R$ 450 mil serão investidos nas duas unidades. Os serviços incluem a revitalização dos espaços, além da construção de áreas de lazer para as crianças.

Nos Centros, a população pode usufruir gratuitamente de atividades como ginástica, dança, zumba, cursos profissionalizantes, recreação para crianças e adolescentes, grupos permanentes para convívio social da pessoa idosa e vários outros projetos sociais.

Em visita às unidades do Rangel e do Geisel, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, afirmou que os CSUs não são apenas prédios, mas um lugar de encontro da comunidade. “Aqui é como a extensão da nossa casa. Tem cheiro da convivência das crianças, dos jovens, da pessoa idosa. Essa vinculação das famílias e da comunidade com o equipamento público, sabemos que pode salvar vidas”, enfatizou.

A gerente operacional dos Centros Sociais Urbanos, Marília França, explica que o objetivo é fortalecer o equipamento garantindo a qualidade da oferta dos serviços. “Desejamos entregar este equipamento reformado e ampliado à comunidade para que ela possa fazer uso da melhor maneira”, ressaltou.

Maria Eunice mora há 26 anos no bairro do Geisel e participa do Grupo de Idosos e da Yoga, no CSU Calula Leite. A pensionista comemorou a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação da unidade. “Eu rezei muito para isso acontecer e Deus ouviu minhas preces. Todos do grupo de idosos estão muito contentes. Agora eu vou arrastar todo mundo do bairro pra cá. O CSU é muito bom”, comemorou.

Atualmente, o Governo da Paraíba mantém CSUs nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Itabaiana, Sapé, Esperança, Areia e Catolé do Rocha. E ainda gerencia o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), o Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (Cejube), a Oficina Ana Ricardina e o Centro Integrado de Cruz das Armas (Cica), todos espaços destinados às atividades de convivência comunitária e cidadania.