O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) espera ser recompensado politicamente após ficar de fora da composição da Mesa Diretora do Senado. Principalmente pelo fato também de sua principal adversária em Campina Grande, a senadora Daniela Ribeiro (PSD), ter ficado com a Primeira Secretaria da Casa. Entre as possibilidades em discussão, está a nomeação para um ministério ou para a função de líder do Governo no Senado.

A articulação ocorre no momento em que o presidente Lula (PT) aparenta estar preparando uma reforma ministerial, buscando fortalecer a base aliada no Congresso. A exclusão do senador paraibano da Mesa Diretora, onde ocupava a vice-presidência, gerou muita insatisfação, já que o senador tem sido um nome fiel ao governo em votações estratégicas. Sem falar que seu irmão, o ministro Vital do Rego Filho, é o hoje o presidente do TCU.

Nos bastidores, a expectativa é que Lula acomode aliados estratégicos para garantir maior governabilidade e alinhamento no Senado. Com um histórico de apoio ao governo, Veneziano surge como um nome viável para ocupar espaço no primeiro escalão.