Os moradores de quatro municípios da Paraíba e municípios próximos, num total de 39 cidades, vão receber, a partir das 12h deste sábado (14), uma mensagem de alerta de demonstração diretamente em seus celulares. O alerta, que será ativado pela Defesa Civil Nacional, vai ser enviado a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília.

O alerta de teste será enviado aos moradores dos municípios de João Pessoa e Região Metropolitana da Capital, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas e municípios circunvizinhos, como parte da estratégia de fortalecer as ações de prevenção e resposta a desastres na região.

Até o final do mês de junho, será implantado em todo o Estado, juntamente com os demais estados da Região Nordeste, para avisos de eventos extremos e severos. A iniciativa busca familiarizar a população com a emissão de mensagens emergenciais, sobrepostas ao conteúdo do celular, acompanhadas de alerta sonoro – inclusive em aparelhos no modo silencioso. Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio para receber os alertas.

O sistema Defesa Civil Alerta é uma ferramenta essencial para a segurança da população, com a função de emitir alertas sobre riscos de desastres e orientações de autoproteção, contribuindo para a prevenção e redução de impactos visando salvar vidas.

O sistema atende a uma determinação da Anatel, que prevê a evolução dos alertas via celular como complemento aos canais já existentes (SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts). O conteúdo das mensagens seguirá os protocolos técnicos das Defesas Civis estaduais e municipais, voltado à prevenção de desastres como alagamentos, deslizamentos, vendavais e outros eventos extremos.

Após a criação e capacitação pelas equipes do Governo Federal, o Defesa Civil Alerta fica sob a responsabilidade direta das Defesas Civis estaduais e municipais, que definem o conteúdo e o momento do envio das mensagens emergenciais.

Lista de cidades alcançadas pelo teste

  1. João Pessoa
  2. Santa Rita
  3. Bayeux
  4. Conde
  5. Cabedelo
  6. Lucena
  7. Cruz do Espírito Santo
  8. Itatuba
  9. Ingá
  10. Aroeiras
  11. Mogeiro
  12. Salgado de São Félix
  13. Riachão do Bacamarte
  14. Natuba
  15. Fagundes
  16. Gado Bravo
  17. Puxinanã
  18. Campina Grande
  19. Areial
  20. Montadas
  21. Coremas
  22. Cajazeirinhas
  23. Emas
  24. Aguiar
  25. Igaracy
  26. Piancó
  27. São José de Lagoa Tapada
  28. Aparecida
  29. Pombal
  30. Alagoa Nova
  31. Alagoa Grande
  32. Areia
  33. Remígio
  34. Esperança
  35. São Sebastião de Lagoa de Roça
  36. Lagoa Seca
  37. Matinhas
  38. Juarez Távora
  39. Serra Redonda