A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (13), uma entrega de material didático destinada aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Foram entregues o material didático “Vida e Linguagem” e “Vida Matemática”, que vai servir de apoio aos alunos dos 6º aos 9º anos, com foco no reforço para a preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), um conjunto de avaliações externas que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

À solenidade, que aconteceu na Escola Major Adolfo Maia, compareceram todos os professores das disciplinas de Português e Matemática, assim como gestores das 10 unidades que trabalham com o segmento. A aquisição feita pela Prefeitura vai reforçar as atividades com o segmento escolar, que envolve um total de 2.650 alunos.

“Esse material vem complementar o trabalho que já é feito pelos docentes, com a utilização por meio do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), nas áreas de Português e Matemática. É mais um recurso para reforçar o trabalho com alunos do anos finais, visando as avaliações externas. Esta aquisição, assim como as formações para os professores, é o seguimento de um processo que visa o desenvolvimento da educação em Cabedelo através do investimento e da capacitação de pessoal para um melhor aproveitamento das potencialidades”, comentou a secretária de educação, Priscilla Rezende.

As escolas que trabalham com o segmento em Cabedelo e que tiveram acesso ao material foram: Maria Pessoa Cavalcanti, Adolfo Maia, Miranda Burity, Pedro Américo, Elizabeth Ferreira, Maria das Graças Rezende, Rosa Figueiredo, Paulino Siqueira, Marizelda Lira e Plácido de Almeida.

Além da solenidade de entrega, os professores participaram de uma sessão de apresentação do material e de formação com os coordenadores de área e formadores da Editora Aprender.

“A ideia desse material é proporcionar para os professores e para os alunos uma abordagem diferenciada. Diferentemente do PNLD, este material propõe uma maneira diferente de ação, ou seja, a ideia é tratar o aluno de maneira integral. Através de suas sessões, pensamos em fazer com que os alunos consigam trazer e incluir seus olhares tanto social como cultural no processo e, assim, conseguir por meio desses conhecimentos prévios seguir em frente e aprender cada vez mais”, coordenador do Vida Matemática, Elionai Oliveira.