O deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) publicou, nesta quarta-feira (12), mais uma fake news sobre a vacinação contra a Covid-19. Vídeo compartilhado no Instagram do parlamentar é uma edição da entrevista concedida pelo diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, e usado, conforme a CNN, para dar a entender que ele consideraria a vacinação contra a doença um “risco sanitário grave”.

“A verdade sempre vence! Presidente da Anvisa admite que a população corre risco grave ao tomar a vacina”, afirmou o deputado na publicação.

No entanto, a própria CNN Brasil desmentiu esse contexto e explicou, em fevereiro de 2021 – quase um ano atrás! -, que a fala do diretor não trata da imunização de forma geral, mas da possibilidade de a agência ser obrigada a certificar automaticamente vacinas aprovadas em entidades de referência no exterior, sem a possibilidade de sua própria análise técnica.

Para Antônio Barra Torres, o dito “risco sanitário grave” só aconteceria caso a agência perdesse seu poder de analisar de forma técnica a segurança e a eficácia de uma vacina para uso no Brasil.

(Foto: Reprodução/Instagram)

E mais uma vez fica o questionamento: o Instagram vai deixar no ar esta publicação com fake news? Em outubro do ano passado checagem do Contrapoder desmentiu informação falsa publicada pelo parlamentar e Instagram excluiu a publicação do deputado da rede social.

E vale lembrar: curiosamente, Cabo Gilberto está vacinado contra a Covid-19.

Assista entrevista na íntegra de Barra Torres à CNN Brasil: