
Em meio à crise interna que atinge o Solidariedade em João Pessoa, um grupo de suplentes de vereadores anunciou, nesta terça-feira (14), o rompimento político com o deputado estadual e presidente estadual da legenda, Eduardo Carneiro, e declarou apoio ao prefeito Cícero Lucena (PP), contrariando a nova linha de oposição adotada pelo parlamentar.
A decisão ocorre poucos dias após Eduardo Carneiro oficializar o rompimento com a gestão municipal, em razão da exoneração de indicados do partido em cargos da Prefeitura.
Apesar disso, parte da base do Solidariedade — formada por suplentes de vereador que disputaram as eleições de 2024 — optou por manter o apoio ao prefeito, destacando avanços da atual administração e defendendo a continuidade do projeto político iniciado em 2021. Entre os nomes, estão Dema Macedo, primeiro suplente do partido com quase 3 mil votos, e o radialista Jonildo Cavalcanti, também suplente e presidente do diretório municipal do Solidariedade na capital.
“Não podemos entrar em uma disputa que não representa a vontade da maioria dos que estão na ponta, trabalhando nas comunidades. Cícero tem sido parceiro das bases e merece nosso apoio”, declarou Dema Macedo.
A movimentação expõe um racha dentro do partido, que até então integrava a base de sustentação do prefeito na Câmara Municipal. Com a nova configuração, o Solidariedade caminha para uma fragmentação, podendo perder força. Nos bastidores, há especulações de que o grupo dissidente pode buscar uma nova sigla ou até mesmo articular para assumir o comando estadual da legenda.