A desocupação de uma área de Mata Atlântica nas imediações de Mangabeira VIII, zona sul de João Pessoa, se tornou exemplo para condução de ações que impactam a vida de famílias em vulnerabilidade social. A ‘Operação Dubai’ já pode ser copiada.

Operação foi executada por decisão da Justiça, após ação da Prefeitura de João Pessoa, que atentou-se aos cuidados sociais e ambientais. Foram apreendidos durante a operação mais de 80kg de drogas, e o tráfico dominava o local – colocando em risco a segurança dos moradores. Do outro lado da questão, o bioma Mata Atlântica tem apenas 29% restante de sua cobertura original em todo o país. Nessa equação o resultado foi positivo, já que houve um desfecho proveitoso para os moradores da comunidade.

Em uma operação coordenada pelo Ministério Público, com apoio de 600 membros da segurança pública, além de todas as secretarias da área social da PMJP, a lei foi cumprida de forma exitosa e acolhedora.

Diferente das truculências de outras ações, esta operação mostra que é capaz cumprir a lei de forma acolhedora diante de um objetivo complexo. Famílias em vulnerabilidade social foram acolhidas pela PMJP e deverão receber auxílios para buscarem casas com estrutura para morarem.

No lugar do tráfico de drogas e da insegurança, o local deve abrigar um novo horto municipal. Que o futuro da área, e mais ainda das famílias, sejam tão prósperos como o do emirado árabe Dubai.