Em tempos de extremismo político e disputa eleitoral acirrada, o diretor de Fiscalização do CRM-PB (Conselho Regional de Medicina da Paraíba), Bruno Leandro de Souza, parece não fazer muita questão de “esconder” suas paixões. Além do gosto por instrumentos musicais e pela Sociedade Esportiva Palmeiras, o Dr. Bruno postou em seu perfil uma foto na esplanada dos ministérios no dia da posse do presidente da República, Jair Bolsonaro, e até o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também aparece na timeline do conselheiro.

Para relembrar, Bruno foi diretor da Maternidade Frei Damião na gestão do governador Ricardo Coutinho, quando aquele hospital funcionava em Cruz das Armas em condições precárias, levando pacientes que ali se internavam para procedimentos cirúrgicos a desenvolver quadros de infecção. Lembro bem da via crucis de uma pessoa muito próxima que realizou histerectomia e por lá ficou por mais de 20 dias internada para tratar de infecção. A pessoa precisou passar por todo um procedimento de drenagem para enfim voltar para casa. Mas, passou.

Lembro também de uma denúncia que chegou até ele, já como diretor de Fiscalização do CRM, sobre o caso de um médico clínico geral atendendo e receitando como reumatologista na Policlínica de Bayeux e ele, pacientemente explicou que poderia acontecer quando há ausência de tal profissional, mas que se a pessoa quisesse poderia enfrentar a burocracia do CRM para protocolar a denúncia. Mas é passado, já passou.

Quanto às interdições que vem promovendo em unidades de Saúde da Paraíba, Bruno postou em suas redes sociais apenas as realizadas no município de João Pessoa. Curiosamente não existem registros recentes de qualquer ação de fiscalização ou interdição em Unidades Básicas de Saúde ou UPAs fora da capital. Poderia lembrar da fiscalização na unidade do Samu de Piancó, em junho do ano passado, onde Bruno foi denunciado por supostamente invadir aquele equipamento de saúde. Mas não vamos falar sobre isso, por que também já passou, o caso foi arquivado. Confira o arquivamento: 001.2021.035335 Decisão 2021 0001837183

Longe de mim querer insinuar qualquer relação política da atuação do coordenador de fiscalização do CRM com o fato do prefeito de João Pessoa apoiar o governador da Paraíba, João Azevedo, que vota no pré-candidato do PT à presidência da República, Lula, mas em tempos de acirramento dos embates entre direita e esquerda, já já surge alguém enxergando uma atuação eleitoral do CRM… Melhor prevenir.

Em tempo, das últimas quatro postagens do conselheiro do CRM (até o momento que esse artigo foi publicado), duas são referentes à interdição da mesma UPA no Bairro dos Bancários. Interdição esta que durou apenas 5 horas.