Em ritmo de preparação para as avaliações do Ideb, a Prefeitura de Cabedelo no (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (20), Dia D Ideb. A programação marcou a culminância dos projetos “Sextou Ideb” e “Caça ao Tesouro do Ideb”, ações programadas para reforço de conteúdos com o alunado, visando a avaliação nacional que se aproxima.

Cerca de 1.200 alunos, do 5º e 9º ano, além de professores, supervisores e gestores das escolas envolvidas participaram do evento, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Edmilson Trigueiro do Nascimento, em Camalaú.

O evento marcado por muita animação com palhaço, entrega de brindes aos alunos sorteados, certificado para professores que ministraram os aulões e aula motivacional serviu, sobretudo, como um momento de convocação aos alunos para garantir a frequência no dia da prova.

“Hoje é dia de saudar nossos alunos, assim como todos os profissionais que fazem a educação de Cabedelo, por essa ação que precede um momento tão importante que é a realização do Saeb. O Ideb é uma meta que precisamos alcançar, melhorando um índice que vai nos garantir mais recursos para continuarmos na vanguarda da educação na Paraíba e no Nordeste. Para isso, é preciso garantir a participação no exame para que, juntos, continuemos lutando por uma melhor ensino, melhores escolas, valorizando os professores e sendo reconhecidos como a melhor educação do estado”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

Este ano, todos os alunos do 5º e 9º ano, assim como algumas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Cabedelo, serão avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que deve acontecer até o dia 10 de novembro. A prova, aplicada em nível nacional, faz parte dos instrumentos governamentais que visam avaliar a qualidade da Educação ofertada aos estudantes, oferecendo subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

Como preparação para essa avaliação, a Seduc desenvolveu diversas atividades com o objetivo de fomentar o aprendizado dos alunos e conscientizar sobre a importância dessa avaliação. Dentre as várias ações, ganharam destaque os projetos “Caça ao Tesouro do SAEB” e “Sextou IDEB”.

“Os projetos elaborados pelas coordenações focaram a realização das provas do Saeb, por meio do reforço de conteúdos, da motivação e do incentivo à participação nos exames que acontecem em breve. Para alcançar nossos objetivos é preciso garantir a participação massiva dos alunos destacando sua importância. Por isso, além do trabalho com alunos e professores, contamos com os pais para que incentivem seus filhos a participarem e, assim, garantam a frequência e contribuam para superar as metas”, declarou  Priscilla.

As atividades realizadas ao longo do ano consistiam em aulas de língua portuguesa e matemática, realizados para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da aplicação de simulados que visaram preparar os nossos alunos para a sistemática das avaliações externas.