Concretizou-se a articulação entre PT e PSB no estado de São Paulo. Márcio França (PSB) desistiu de disputar o Governo do Estado contra Fernando Haddad (PT), e agora será candidato ao Senado na chapa do petista. Costura foi feita inclusive com participação do ex-presidente Lula.

Também já se sabe que o PSB tem Geraldo Alckmin na vice de Lula. Além da dobradinha entre os partidos estar muito bem encaminhada para acontecer no Espírito Santo, com a sigla petista apoiando o socialista Renato Casagrande à reeleição.

Em Pernambuco, o candidato do PSB, Danilo Cabral, é apoiado solidamente pelo PT. Inclusive, o Partido dos Trabalhadores perdeu Marília Arraes, que deixou a sigla por conta da aliança entre os partidos, e é quem lidera a disputa ao Executivo pernambucano. Ela agora é filiada ao Solidariedade.

Tudo isso para fazermos dois questionamentos. O primeiro: só a Paraíba ficará de fora do arranjo da dobradinha PT-PSB? E o segundo: pelo cenário, PSB conta com duas forças para manter a sigla no comando de Executivos estaduais, e não emplacará esforços para aglutinar apoios à sua candidatura?

Fica cada vez mais cristalino a chance da Paraíba fechar o quarteto das alianças PT-PSB na disputa a Governos do Estado. É questão de tempo. Até porque dia 05 de agosto é logo ali.