Os servidores do Centro Administrativo Municipal (CAM) e a população atendida no local já podem contar com um serviço especial voltado para a sua saúde. Isso porque, na manhã desta terça-feira (20), o prefeito Cícero Lucena reativou o Posto de Enfermagem local, que estava fechado há cerca de oito anos. O espaço vai garantir o primeiro atendimento e o melhor encaminhamento em casos de urgência.
“Estamos conseguindo reabrir o posto e testando tecnologia para cada vez mais proporcionar eficiência nos tratamentos e capacidade de atendimento, com soluções mais rápidas. Queremos saúde eficiente, moderna e humana. A equipe está de parabéns”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
O espaço, que está funcionando desde o último dia 1°, conta com um profissional de enfermagem de forma permanente das 8h às 17h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entra com equipamentos e material, permitindo a oferta de atendimentos como aferição de sinais vitais, glicemia, pressão, saturação, frequência cardíaca e temperatura. Em situações de infarto ou arritmias é possível fazer uso do desfibrilador ou um exame de eletrocardiograma, facilitando a regulação do Samu e remoção para urgência e emergência.
Em pouco mais de 20 dias cerca de 50 pessoas já foram atendidas pelo serviço. “Temos aqui uma quantidade grande de servidores, que passam por situações importantes de estresse pela natureza do trabalho, mas que não tinham um espaço apropriado para seu cuidado em saúde. Agora ele tem onde ser atendido e receber a atenção inicial” afirmou o secretário municipal da Saúde, Luís Ferreira. Ele estava acompanhado da secretária executiva Janine Lucena.
O prefeito ainda visitou as instalações do Samu, no próprio CAM, em Água Fria, para acompanhar o andamento das obras de reforma dos dormitórios para plantonistas. “A equipe cresceu junto com a demanda e as instalações precisam acompanhar isso. Antes regulávamos cerca de cinco municípios e hoje são 60. Isso aumenta nossa responsabilidade, mas nosso compromisso é cuidar de gente independente do município”, afirmou Cícero Lucena.