Diante do fato incomum de um governador ser operado em um hospital público e de questionamentos que surgiram após João Azevêdo (PSB) realizar procedimento no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, o Paraíba Já solicitou à Fundação PB Saúde, que administra a unidade hospitalar, em Santa Rita, a lista dos pacientes que foram operados também no dia 15 de junho de 2023, data da cirurgia cardíaca do chefe do Executivo Estadual pelo SUS paraibano.

No meio político, setores da oposição chegaram a ventilar que a equipe médica era de fora da Paraíba e o hospital teria sido fechado nesse dia para operar apenas o governador. Porém, a informação não procede.

De acordo com documento obtido pelo Paraíba Já, no mesmo 15 de junho, além do atual governador, mais oito pessoas foram operadas no mesmo hospital, sob os cuidados da mesma equipe médica que cuidou de João Azevedo. No quadro apresentado à reportagem ele aparece como engenheiro, em meio a três agricultores, duas aposentadas, um pedreiro, um cortador de cana e um catador de lixo.

Foram realizados quatro cirurgias eletivas e cinco de urgências no Hospital Metropolitano, no dia 15 de junho, entre as quais a do “engenheiro João Azevedo”.

Ainda conforme o documento obtido pelo Paraíba Já, os pacientes eram de várias cidades, como Pedras de Fogo, Guarabira, João Pessoa, Mamanguape, Pilar e Cruz do Espírito Santo.

O procedimento no governador foi realizado por volta das 13h, quando passou por um “cateterismo cardíaco e angioplastia coronária, com instalação de stent farmacológico”. Através das redes sociais, João agradeceu o trabalho de toda equipe de saúde da unidade e o carinho dos paraibanos.

“Já em casa, graças a Deus e ao excelente trabalho de toda equipe dos profissionais de saúde do nosso Hospital Metropolitano. Passando para agradecer todas as manifestações de carinho e orações que me foram direcionadas. Elas me fortalecem para seguir em frente. Um forte abraço a todas e todos!”, declarou o governador.

Paraíba Já