O governador João Azevêdo entregou, nesta sexta-feira (4), o novo prédio da Escola Estadual de Educação Especializada Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, vinculada à Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), cuja construção recebeu investimentos de R$ 4,2 milhões. A entrega é mais uma ação do Governo da Paraíba em comemoração ao aniversário de 438 anos de João Pessoa.

A escola possui 756 estudantes e garante o acesso e aprendizado para as pessoas com deficiência. A instituição oferece educação para jovens e adultos (EJA) e atendimento educacional especializado. Dentre os ambientes contemplados no novo prédio estão oito salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática, Ciências, Matemática/Robótica, sala de professores, diretoria, sala de reuniões, secretaria, arquivo, refeitório e cozinha.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de realizar políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas. “Nós fazemos um governo de inclusão e ver a felicidade nas expressões dos estudantes é uma prova de que estamos na direção correta, fazendo o que as pessoas esperam de nós. A escola ficou bela e tem um significado a mais porque, além de projetar um futuro melhor, representa superação. Governar é cuidar das pessoas e é isso que estamos fazendo em toda a Paraíba”, frisou.

O secretário de estado da Educação, Roberto Souza, destacou os investimentos do governo na educação inclusiva. “Além do ensino, a Escola Ana Paula atua na formação de profissionais e potencializa o atendimento das pessoas com deficiência e a entrega de um importante equipamento assegura uma educação republicana, que não nega o direito básico de frequentar a escola”, disse.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, parabenizou o governador João Azevêdo pela belíssima obra entregue à cidade. “Esse é mais um equipamento que comprova a responsabilidade do governo com a educação, porque escola representa um futuro melhor e esta, em especial, o cuidado com quem precisa de nossa atenção, além de ser um espaço de formação de mão de obra, garantindo um estado mais justo, humano  e solidário e eu agradeço por tudo que tem sido feito em João Pessoa e em todo o estado”, comentou.

Mais serviços – A Escola Estadual Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira também irá acolher nas suas dependências o Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação, que hoje funciona no espaço da Funad. O NAAHS tem a missão de formar e orientar professores, dar suporte às famílias e ofertar enriquecimento e suplementação curricular para pessoas com altas habilidades e superdotação, identificadas em âmbito escolar.

Além disso, em 2021, a unidade de ensino passou pelo marco regulatório junto ao Plano Político Pedagógico e entrou numa nova fase, com mudanças importantes que vão ampliar o acesso à educação das pessoas com deficiência. Com a restruturação, a Escola Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira terá dentro dos conteúdos da base curricular, cursos profissionalizantes, com noções administrativas, informática, marcenaria, encadernação e empreendedorismo.

Para a presidente da Funad, Simone Jordão, a reestruração e inauguração do novo prédio da Escola Ana Paula representam o compromisso do Governo do Estado com a educação da pessoa com deficiência e seus familiares. “A escola será uma escola especializada e abrangente, porque, além de toda a grade curricular e projetos implantados, atenderá a comunidade com cursos noturnos em libras, horta, pintura e outros, com uma assistência abrangente e inclusiva”, disse.

O vice-governador Lucas Ribeiro; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; os deputados federais Gervásio Maia e Wilson Santiago; os deputados estaduais Wilson Filho e João Gonçalves; os vereadores de João Pessoa, Marcílio do HBE e Marmuthe Cavalcanti; e auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Tibério Limeira (secretário da Administração), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador), Roberto Paulino (secretário chefe de Governo); Simone Guimarães (superintendente da Suplan) e Fábio Andrade (procurador geral) acompanharam a inauguração.