Apesar de despencar no Ranking de Competitividade dos Municípios, onde caiu 24 posições, o que salvou Campina Grande foi o item saneamento, capitaneado por índices ligados à cobertura do abastecimento de água e tratamento de esgoto, comandados pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Dados foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na quarta-feira (23).

Campina por exemplo teve baixa nas categorias economia (-44) e instituições (-18). E, apesar de ter uma pequena queda na categoria sociedade (-8), o índice saneamento – que integra a categoria – apresentou aumentou de 17 posições no ranking nacional.

A Rainha da Borborema agora ocupa a 52º no índice saneamento no país, com os números puxado pelas ações da Cagepa.

Na cobertura do abastecimento de água, Campina Grande subiu 122 posições e ocupa o 1º lugar no Brasil. Além disso, na cobertura da coleta de esgoto, Campina Grande subiu 14 posições (91º); na cobertura do tratamento de esgoto subiu duas posições, sendo 113º.

Com relação às perdas no faturamento de água, o município subiu 10 posições e é 10º lugar, bem como apresentou aumento de 13 posições no item perdas na distribuição de água, onde ocupa a 82º no ranking nacional.